sábado, 2 de maio de 2009

O que são sites ?













Os sites são constituídos por arquivos contendo código das páginas, imagens ou animações.

Os sites ficam armazenados em computadores chamados servidores de hospedagem, que podem ser acessados de qualquer computador com uma conexão à internet.

A criação de sites envolve o uso de alguns programas específicos para criação e edição dos arquivos que o compõe.

Tipos de linguagens utilizadas
O HTML é um das mais antigas linguagens utilizadas no desenvolvimento de sites. A palavra HTML é o acrônimo HyperText Markup Language e está presente na maioria dos sites.

Uma das desvantagens que influenciam os programadores a utilizarem outros tipos de linguagens como o PHP, é o fato de o HTML ser uma linguagens estática, isso que dizer que não seria possível o desenvolvimento de uma loja virtual utilizando apenas o HTML.

Linguagens dinâmicas como o PHP, ASP e CGI são utilizadas para criações de sites complexos como lojas virtuais, fóruns, sites de comunidades, etc…

Saber mexer com estes códigos não é necessário, pois editores de sites como o DreamWeaver e FrontPage permitem a criação de sites estáticos em modo visual, isso quer dizer que você vê o resultado final enquanto está trabalhando no site.

Endereço do site
Também chamado de domínio, é o nome dado ao site, que ao ser digitado na barra de endereços do navegador, irá direcionar o visitante ao seu site.

Editor de sites
Os editores de sites permitem o desenvolvimento de um site de uma forma mais fácil.
Eles ajudam a gerar o código que será responsável pela apresentação do conteúdo de uma página.
Os editores de sites mais utilizados são o DreamWeaver e o Front Page.

Editor de imagens
Para criar e editar imagens a serem utilizadas em um site é necessário um programa para este fim. Dois programas amplamente utilizados por webmasters são o PhotoShop e o FireWorks.

Editor de animações
Animações de imagens necessitam de programas específicos para isso.
Os tipos de animações mais utilizados são o gif e flash.

Servidor de site
Para que um site esteja disponível aos seus visitantes, é necessário que ele seja guardado em um servidor que também é chamado de servidor de hospedagem.


Programa FTP
O envio dos arquivos de um site que você criou para o servidor é feito por um gerenciador e upload e download de arquivos.
Servidores de sites gratuitos costumam possuir um gerenciador FTP próprio. Porém para sites profissionais é recomendado o uso de um programa FTP mais completo como o FileZilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário